Água
Abordando a questão água como tema introdutório, vemos que, desde tempos mais remotos, a humanidade considera a água como um dos bens mais preciosos do planeta, de onde se originou e de onde se mantém a vida na Terra. É atualmente uma das questões ambientais mais importantes, uma vez que se trata de um recurso natural renovável, no que diz respeito a sua qualidade, no entanto, conforme for castigada por agentes poluidores, é possível que ela não possa recuperar sua qualidade, tornando-se um recurso não renovável.
A destruição das matas ciliares prejudica a fauna dos rios porque é na vegetação e nas pedras das encostas que muitas espécies de peixes e anfíbios usam como berçários e criadouros, com isso desequilibrando o ecossistema, causando também uma mudança no leito do rio, que com a erosão já não mais contida pela mata ciliar, passa a alargar as margens ou deixar o leito mais raso em alguns pontos.
Exemplo de grande e prejudicial impacto acontece nos mangues. por ser um ecossistema frágil, levando cerca de 50 anos para voltar a sua biodiversidade inicial se não sofrer novas intervenções poluidoras.
A poluição da água doce mundial, está atraindo cada vez mais a atenção de organizações não governamentais, população de modo geral e governos e governantes de todo o mundo. Segundo o relatório da ONU sobre a água diz que toda a água potável existente no mundo seria suficiente para o consumo populacional se não houvesse o desperdício e a poluição desenfreada.
Por outro lado, a população é também grande responsável pela poluição da água de uma forma geral pelo descarte do lixo doméstico depositados em aterros sanitários sem qualquer atenção para a reciclagem. Uma vez descartados em aterros ou lixões, esses resíduos sólidos criam substâncias nocivas que penetram no solo e seguem para os rios e mananciais. Outra grande fonte poluidora da água é o óleo de cozinha, usado para frituras de alimentos, que depois de usado é despejado pelo ralo da pia,