Poluiçao do ar
Unidade 1- Tópico 1
Principais gases: nitrogênio, oxigênio, argônio e dióxido de carbono
*Troposfera: camada da terra cerca de 17 km acima nível mar e 8 km pólos espessura 13 km. Espessura da camada de inversão é variável, mas raramente ultrapassa 200 m.sob condiç. Inversa térmica a superf do solo atua como sumidouro do calor. Fenômeno q resulta do resfriamento irradiativo do solo a superfície perde energia radiante p o espaço a uma taxa maior q recebe caracterizando saldo negativo de rediação a superfície.
*Tropopausa: região de transição entre troposfera e estratosfera – isotermia (igualdade de temperatura em toda camada) nas latitudes medias temperat. Varia -50 55ºc espessura 3 km.
*Estratosfera: o ozônio na segunda camada da atmosfera, remove grande parte da radiação ultravioletac(uv) temperatura do ar quase constante, por isso observa uma ausência de movimentos verticais. O ozônio estratosférico é produzido qdo as moléculas de oxigênios se unem com radiação uv emitidas pelo sol. Filtro natural impede q 95% da radiação uv nociva chegue a terra, esta realiza a filtragem do ozônio na baixa estratosfera, permitindo assim desenvolvimento de vidas. Tb impede q muito do oxigênio da troposfera seja convertido em ozônio fotoquímico (poluente do ar).
*Estratosfera: transição entre estratosfera e mesosfera temperatura zero º espessura 3 a 5 km queda acentuada na concentração de oxigênio molecular.
*Mesosfera é aquecida por baixo pela camada ozônio a temp. decresce 3,5c por km atingindo no topo da camada 100 km de altitude o valor mais baixo -90cº não existe vapor d água apartir dos 60 km aproxim. Presença de moléculas cada vez mais rara.
*Mesopausa: região de transição entre mesopausa e termosfera apresenta isotermia espessura 10 km limite 80 e 90 km.
*Termosfera: a partir de 90 km de latitude centenas de km em direção ao espaço seu limite 1.000 km tempe aumenta sem interrupção até 500cº a cerca de 500km altitude formada por moléculas