Politraumatizados
ESTRATÉGIAS E BOAS PRÁTICAS NA ENFERMAGEM FOCADAS NA SUSTENTABILIDADE
Resumo
Sustentabilidade, gestão transparente, respeito ao meio ambiente, responsabilidade social e outros termos como esses, são conceitos que cada dia ganham mais importância no cenário empresarial, antes voltado muito mais ao aspecto financeiro. As organizações modernas percebem que a aplicação desses conceitos na filosofia da empresa não serve apenas como diferencial, mas sim como um fator determinante para sua sobrevivência num mercado que a cada dia cobra mais o papel social das organizações. A sustentabilidade na área da saúde ainda é um conceito novo e pouco discutido. Entretanto, o negócio dessas instituições gera um grande impacto na sociedade nos três aspectos que norteiam a sustentabilidade: ambiental, econômico e social.
Palavras-chave: sustentabilidade, Enfermagem, resíduos.
INTRODUÇÃO Em discussão no mundo há 25 anos, o tema sustentabilidade começa a ser debatido também pelos serviços de saúde. No entanto, poucas instituições dessa área têm colocado essa discussão em prática. A definição mais conhecida do termo é a da década de 1980 e afirma que sustentabilidade significa “suprir as necessidades da geração presente, sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”. Os especialistas no assunto afirmam que é preciso levar em conta três pilares quando se trata de sustentabilidade: o financeiro, o social e o ambiental. A evolução do conceito de desenvolvimento sustentável, como solução dos problemas ambientais e sociais derivados do progresso desenfreado, aconteceu de forma lenta. A consciência global, ou seja, a percepção do problema como de todos, é recente e exige atitudes positivas rumo à mudança.
MATERIAL E MÉTODO
Foi realizada uma pesquisa de âmbito bibliográfico baseado em livros, na internet, em artigos, normas e resoluções, para se observar as