politicas sociais
Jorge Abrahão de Castro
Objetivo do texto: O autor procura explicar desenvolvimento de um país ou nação, não apenas levando em consideração o âmbito econômico, mas inclui elementos da política, social e ambiental. Parte-se do pressuposto que o Estado como agente econômico é peça fundamental do processo de desenvolvimento de um país através de suas políticas sociais como forma de sustentação do desenvolvimento social, tendo como base o caso brasileiro. O autor ao longo do texto obtém resultados que demonstram a importância de uma política social guiada pelo Estado para o desenvolvimento da nação, impactando na melhora da distribuição de renda, ampliação da justiça social para criar alicerces da construção de uma nação econômica e socialmente mais forte e democrática.
Política social é definida pelo autor como um conjunto de programas e ações do Estado que se concretizam na garantia da oferta de bens e serviços, nas transferências de renda e regulação de elementos do mercado. A política social busca realizar dois objetivos conjuntos que são a proteção social e a promoção social para dar respostas aos direitos sociais7e a outras situações não inclusas nos direitos as quais dizem respeito às necessidades e riscos que afetam vários dos componentes das condições de vida da população, inclusive os relacionados à pobreza e à desigualdade.
O conceito de proteção social está ligado 8aos indivíduos, famílias e grupos em determinadas situações de dependência ou vulnerabilidade, como em casos de vulnerabilidade devido ao ciclo de vida do ser humano- crianças e idosos ou situações de risco como invalidez por acidente. A promoção social é entendida como a resultante da geração de igualdades, oportunidades e resultados para indivíduos e/ou grupos sociais, através da expansão da oferta de bens e serviços, principalmente escolarização e o acesso à saúde como elementos centrais torna-se necessário garantir por meio das políticas