politicas sociais
2013
Castanhal
2013
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO.........................................................................................................4
2- DESENVOLVIMENTO.............................................................................................5
2.1 EXCLUSÕES SOCIAIS..........................................................................................5
2.2 POSIVEIS SOLUÇÕES PARA AS DESIGUALDADES.......................................7
3- CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................8
4- REFERÊNCIAS........................................................................................................9
1- INTRODUÇAO
A desigualdade social, na sociedade contemporânea, é um fenômeno que ocorre em quase todos os países do globo, guardadas suas proporções e dimensões, e é desencadeado, principalmente, entre outros motivos, pela má distribuição de renda em uma população, onde se concentra a maioria dos recursos nas mãos de uma minoria abastada da sociedade e, consequentemente, o melhor e maior acesso a subsídios econômicos, educacionais, de saúde e segurança, etc.
Porém, é necessário entender a desigualdade social também como uma espécie de “leque” de outros tipos de desigualdades geradas a partir da desigualdade econômica, como desigualdades raciais, pobreza, problemas com acesso à moradia, segurança pública, educação de má qualidade, desemprego entre outros.
O trabalhador torna se mais pobre e os ricos, mas ricos, pois trabalha gerando riqueza para os patronos e recebe o mínimo em troca de sua força de trabalho, a exploração é uma marca predominante do sistema capitalista. Deixando a maioria na margem, desassistidos de suas necessidades básicas. O que para a minoria é simples e rotineiro para a maioria é luxo. Produtos que ele produziu não podem comprar, pois sua renda não é insuficiente para adquiri-lo.
As