politicas sociais no brasil
Alagoinhas,
2013
Lyna
POLITICAS SOCIAIS NO BRASIL
Alagoinhas,
2013.
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO
O capitalismo foi responsável pela crescente pobreza da classe operaria. Assim, a questão social avançou e tornou-se um problema principalmente para a burguesia, pois a classe trabalhadora iniciou o processo de lutas pelos seus direitos. Houve uma necessidade cada vez maior de implantar as políticas publicas como modo de mediar os interesses divergentes entre essas classes.
Ao falarmos de políticas públicas se faz necessário que primeiramente entendamos o que elas são. Políticas públicas se definem como linha de ação coletiva que concretiza direitos sociais declarados e garantidos em leis (PEREIRA, 1996, p.130). São por estas políticas que os bens e serviços sociais são distribuídos de acordo com as necessidades da sociedade. É fundamental reconhecer a responsabilidade do Estado nas condições de vida dos cidadãos, principalmente da classe trabalhadora. Ou seja, cabe ao Estado a elaboração de políticas públicas voltadas para a sociedade embora esta não seja responsabilidade única dele.
O surgimento da política social aconteceu de forma gradual e diferenciada entre os diversos países. Para melhor visualizar esse processo é preciso perceber a relação entre o Estado e o processo de acumulação de capital, alem de considerar os movimentos sociais e políticos concretos que tem como objetivo atentar mais para as necessidades do trabalhador, pois como veremos mais profundamente, a origem dessas políticas está intrinsecamente associada aos processos citados.
É justamente isso que veremos ao longo do nosso trabalho, questões a respeito da origem e construção da política social no nosso país, bem como o modo que o Estado tratava a questão social antes e depois da Constituição Federal de 1988. Discutiremos também as modificações pelo qual a metodologia da