Politicas Socais no Brasil
Planaltina-GO
2012
Trabalho Interdisciplinar da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Professores:
Clarisse da Luz Kernkamp
Maria Lucimar Pereira
Amanda Bozza
Paulo Aragão
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Com o intuito de abordar e compreender melhor, o desenvolvimento da profissão do serviço social, diante a problemática da questão social, e a ação das politicas sociais usadas como intervenção do estado para apaziguar as manifestações dos trabalhadores, por melhores condições de vida.
A Constituição Federativa do Brasil e o Código de Ética Brasileiro, são dois marcos importantes na historia da profissão e do país, onde grandes avanços foram conquistados, como a garantia de direitos básicos, e a esperança de uma vida com dignidade e respeito.
2 desenvolvimento
O surgimento das Politicas Sociais está associado ao modo de produção capitalista, tendo como marco em seu inicio a criação e multiplicação das legislações e medidas de proteção, ampliando-se após a segunda guerra mundial com construção do Welfare State. E destinada à classe trabalhadora na luta pelos seus direitos em sucessão a revolução industrial do século XIX, visando a promoção social e ao combate das desigualdades sociais e á pobreza, é fundamentada na manutenção da ordem social, tendo como objetivo reintegrar os indivíduos á sociedade.
As Politicas Sociais vem com a intenção de intervenção do estado frente as manifestações da classe operaria na luta por melhores condições de vida, adotada como mediação entre o estado e o proletariado, para que os conflitos diminuíssem e o estado pudesse ter o controle da situação, pois a força de trabalho dos operários era fundamental, para que a produção não parasse, então eram concedidos benefícios implantando assim a