afsdfs

747 palavras 3 páginas
Como estão representados os movimentos sociais no Brasil?
Os movimentos sociais no Brasil sempre foram representados por duas vertentes básicas: a intelectualidade inorgânica (extrema direita) e movimentos proletários (extrema esquerda). Isso até o inicio da década de 1990, e antes da instalação de uma política neoliberal. Na atualidade os movimentos sociais (vide protestos em capitais brasileiras) incorporam elementos de todas as camadas sociais, etnias e religiões.
O que se configura também pelo processo de abertura econômica, e interpenetração de mercados, na globalização e na ampla informação, através de redes sociais. Concernente aos movimentos sociais nos dias atuais, não são para comparar-se com os movimentos desencadeados nos anos 80, pois nesta década havia certo corporativismo com todas as classes econômicas, como os movimentos das diretas já, e outros.
Mas cada época tem sua particularidade, nos dias atuais tivemos uma surpresa enorme, que foi toda a massa movimentando-se nas ruas protestando contra a corrupção. Esse movimento não teve uma identificação definida, foi todo o povo junto com um único propósito, protestar. Os movimentos sociais estão mais definidos em classes nos dias atuais, como professores lutando pelo seus ideias, motoristas, os LGBT pedindo mais respeito e aceitação. Então cada classe representada tem seu ideal que é mostrar a sua força, então cada entidade dessas está bem representada, pois os mesmo conhecem sua equipe e seus desejos. Isto sem falar na classe ruralista, outra potente organização de movimentos socais que vem estruturando e tendo apoio das diversas classes privadas e governamentais.
Como estão representados os movimentos sociais no Brasil?
Os movimentos sociais no Brasil sempre foram representados por duas vertentes básicas: a intelectualidade inorgânica (extrema direita) e movimentos proletários (extrema esquerda). Isso até o inicio da década de 1990, e antes da instalação de uma política neoliberal. Na atualidade

Relacionados

  • afsdfs
    2311 palavras | 10 páginas
  • afsdf
    2584 palavras | 11 páginas