Politicas socais do estado
Introdução:
- A professora da disciplina de Economia, propôs-nos a realização de um pequeno trabalho sobre As Politicas Sociais do Estado. Neste trabalho vamos abordar os que são políticas económicas e sociais, vamos classificar a políticas económicas em conjunturais e estruturais. Neste trabalho vamos também explicitar alguns planos de políticas sociais e económicas, e os vários tipos de políticas existentes.
O que são?
- As políticas Económicas e Sociais são acções que os Estados Intervencionistas desenvolvem para a prossecução de determinados objectivos, adoptando determinadas medidas e utilizando instrumentos macroeconómicos. Estas afectam a economia na globalidade.
A implementação de uma política económica implica as seguintes fases: - Definição de objectivos; - Hierarquização dos objectivos; - Análise da interacção que se estabelece entre os objectivos (interdependência ou conflitualidade); - Escolhas dos instrumentos e das medidas de políticas económicas a implementar;
As políticas económicas podem ser classificadas: * Políticas económicas conjunturais (ou de estabilização), que corrigem os desequilíbrios no curto prazo. Ex: as políticas físicas, orçamentais, monetárias, de preços, de emprego e de redistribuição dos rendimentos. * Políticas económicas estruturais, de médio e longo prazo, que alteram as estruturas em que assenta a economia. Ex: as políticas agrícolas, industrial e ambiental.
As Principais opções do Plano de Politicas Económicas e Sociais 2005-2009
Principais linhas de actuação política para 2008 Neste plano existem seis opções principais. Cinco destas pertencem exclusivamente a Portugal Continental, e apenas uma para as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
1ª Opção | Assegurar uma trajectória de crescimento sustentado, assente no conhecimento, na inovação e na qualificação dos recursos humanos. | - Um Plano Tecnológico para um novo ciclo de crescimento e emprego;-