Politicas públicas no brasil
1.Introdução a Administração Pública.
O mundo atual vêm se caracterizando por mudanças rápidas, constantes e imprevisíveis. Tal ambiente leva a todos: empresários, professores, alunos e sociedade em geral a questionar qual o perfil desejado dos gestores públicos e privados.
A definição do papel e do perfil dos administradores permitirá ás organizações públicas e privadas responderem às mudanças com sucesso.
Os Administradores alteraram o perfil da Administração das empresas públicas e privadas. As empresas brasileiras passaram a se desenvolverem e a serem melhores administradas, o Administrador é o técnico, o bacharel, o homem de cultura, que alterou certamente a Administração brasileira no geral.
Tínhamos uma administração burocrática de natureza centralista, como é própria das administrações ibéricas, tanto a portuguesa como a espanhola e com a visão dos Administradores e das escolas de Administração do Brasil de hoje nós temos uma visão muito mais universal, com mais competência, diferente da velha forma onde os apaniguados do Rei administravam como era feito em Portugal.
Os Administradores do Brasil alteraram sim, e muito, a forma de conviver com o trabalho dentro das empresas públicas e privadas. Existem diferenças sim, é claro que há núcleos centrais comuns aos dois tipos de Administradores, porém há uma diferença, as visões do administrador público e privado são diferentes.
O Administrador público tem que ter uma visão melhor do direito administrativo, ter conhecimento maior dos contratos administrativos. O Administrador privado além de uma visão de mercado necessita também do conhecimento próprio das empresas. Assim são visões diferentes. As visões são diferentes, tanto que algumas escolas de Administração dividem a formação em dois cursos: administração pública e administração privada. Isso é bom porque formam bons profissionais para as duas áreas
A Administração publica brasileira se alterou,