politicas publicas
SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL E APLICADA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A DISTÂNCIA
Disciplina: POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIEDADE
Atividade: EDAP51_U1AD1
Pólo/Tutor: COLOMBO II/ANA CAROLINA VIDIGAL
Estudantes: 1. As políticas públicas fazem parte das ciências sociais. Nesse sentido, em que aspecto fundamental as ciências sociais diferem das ciências naturais?
O que difere as Ciências Sociais das Ciências Naturais é o grau de previsibilidade menor das primeiras, ou seja, os fenômenos sociais não escapam das determinações éticas e da influência dos valores e convicções da sociedade.Os fenômenos sociais estão cercados por variáveis interdependentes, isso traz, segundo Santos (2012, p. 12) a constatação de que “não há ‘verdades’ definitivas sobre qualquer fenômeno, bem como não existe conceito fundamental que não esteja permanentemente sendo revisto e reformulado”.
2. Como se relacionam sociedade, regras e instituições e quais são seus elementos constituintes?
Segundo a ideia de Horkheimer e Adorno (apud SANTOS, 2012) a sociedade é representada pelos indivíduos ou grupos que são guiados por regras, leis, normas de conduta que são estabelecidas pelas instituições. A convivência social é regida por estas normas que acabam por desenhar os papeis sociais adequados a determinada realidade ou sociedade. Assim, fecha-se o ciclo de relações entre sociedade, regras e instituições. A família, por exemplo, é uma instituição social, na qual estão previstas as regras de conduta e os papéis de pais, filhos, avós, tios e demais membros.
3. Como se caracterizam os grupos ou agregados sociais dentro da sociedade?
Conforme coloca Santos (2012, p. 15):
Os grupos, ou agregados sociais – entendidos como as unidades básicas da sociedade – se definem pela adesão, voluntária ou involuntária, de um conjunto de indivíduos a certas regras e instituições. E se distinguem, uns dos outros, pela