Politicas publicas
O estudo das políticas públicas é de suma importância, principalmente para o atendimento do chamado bem-estar social. Isto através das políticas de desenvolvimento econômico-social implementadas ao longo do tempo. As políticas públicas sofreram grandes modificações durante sua história, e demonstra-se ser importante instrumento norteador da busca pelo equilíbrio social.
Com a introdução do neoliberalismo com seus ideais de liberdade e igualdade, buscou-se o fim da era dos privilégios.
Para os ideais revolucionários da época do nascimento do Estado Liberal e limitado, a igualdade significava a paridade de oportunidades para todos, o fim dos privilégios da nobreza absolutista. A igualdade foi moldada como uma arma contra o sistema que tinha como objetivo permitir o desenvolvimento da burguesia que tinha o poder econômico, mas era subjugada politicamente pelo sistema de nobreza por nascimento. A partir daquele momento não haveria diferenciações de origem e ter sangue nobre não tinha mais importância para a ascensão social. Para o liberalismo que se desenvolvia na época, o Estado seria o mesmo para todos os cidadãos, direitos iguais e responsabilidades iguais, melhor dizendo, todos seriam iguais perante a lei. Havia uma crença que o equilíbrio entre os indivíduos seria alcançado naturalmente respeitando o direito do outro. Surge a idéia de Contrato Social, em que os membros da sociedade eram equiparados, destituindo-se de todos seus direitos em prol da comunidade. A ascensão social passa a ser por merecimento.
O Estado funcionaria como meio de garantia da liberdade e da propriedade, ele deveria oferecer garantias aos cidadãos e não mais privilégios como para os nobres. A teoria liberal se baseava na sociedade ideal.
Muito embora estes ideais fossem vistos como suficientes para o alcance de um ideal, esta idéia e fundamento de que todos teriam a mesma capacidade para ascensão deu espaço, na realidade, para a criação de uma