politicas publicas na educação
OURO PRETO – MG
2015
ATIVIDADE NO TERRITÓRIO
OURO PRETO – MG
2015
Políticas públicas no âmbito educacional
“As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor.
Aprendemos palavras para melhorar os olhos."
"Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem...
O ato de ver não é coisa natural.
Precisa ser aprendido!"
(Rubens Alves) São definidas como políticas públicas no âmbito educacional o conjunto de ações elaboradas pelo Estado que visam assegurar direitos que por diversos motivos podem se mostrar ausentes direcionada a um segmento específico da sociedade ou não. Sendo assim o presente trabalho tem por objetivo apresentar as políticas públicas educacionais da cidade de Conceição da Aparecida –MG e seus reflexos no cotidiano escolar.
Assim, política pública, do ponto de vista etimológico, refere-se à participação do povo nas decisões da cidade, do território. Porém, historicamente essa participação assumiu feições distintas, no tempo e no lugar, podendo ter acontecido de forma direta ou indireta (por representação). De todo modo, um agente sempre foi fundamental no acontecimento da política pública: o Estado. Nesse intuito foi elaborado um questionário, citado logo mais abaixo, com a finalidade de avaliar as políticas públicas implantadas e as necessárias no município citado.
Responderam o questionário; o senhor João Batista do Nascimento Filho, diretor da Escola Estadual Dona Cotinha; a senhora Flávia Schimidt, secretária da Escola Estadual Dona Cotinha e o senhor Régis de Almeida Carvalho, vice-diretor da Escola Estadual Padre José Antônio Panucci, conforme solicitado para a realização do trabalho.
1-Qual a necessidade de ter uma política pública educacional na cidade e escola? Os entrevistados foram unânimes em relatar que a necessidade de se ter políticas públicas educacionais é importante para descobrir os motivos pelos quais os