Politicas Para Agricultura
Serviço social
Luiz Martins de Almeida Filho
1º Semestre
Políticas Públicas Para Agricultura
Quixadá
2015
Luiz Martins de Almeida Filho
Políticas públicas para a agricultura
Trabalho apresentado para avaliação da disciplina de Formação Sócio Histórica do Brasil, da Cisne Faculdade de Quixadá – CISNE
Professora: Simone
Quixadá
2015
SUMÁRIO
1. Introdução ................................................................................. (P.)
2. CONCEITOS DE POLÍTICAS PUBLICAS
2.1 Tipos de Políticas Publicas
3. POLÍTICAS PUBLICAS PARA A AGRICULTURA
4. CONCLUSÕES
5. REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
Criado na década de 90, as políticas públicas se tornaram grandes aliados do estado e da sociedade, com intuito de fortalecer os mais necessitados. Mais ao lermos e analisar o trabalho veremos que estas políticas não só mais auxiliar os mais carentes, como é de grande contribuição para o fortalecimento do índice de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país. Visando a agricultura familiar, entenderemos o que é política públicas, e quais são as existentes no âmbito da agricultura. Através de uma pesquisa como fontes de informações a internet e dispositivos governamentais.
2 Conceitos de Políticas Publicas
A políticas públicas não se diz respeito a uma organização governamental ou um programa, mas a um subsistema, entendido como um grupo de atores (públicos e privados), os quais estão ativamente envolvidos com um problema ou questão (por exemplo, reforma agraria, política ambiental, etc.). Entretanto, com o aprofundamento e expansão da democracia, as responsabilidades do Estado se diversificaram. Atualmente, é comum se afirmar que a função do Estado é promover o bem- estar da sociedade. Para tanto, ele necessita desenvolver uma série de ações e ato- ar diretamente em diferentes áreas, tais como saúde, educação, meio ambiente, agricultura.