Politicas de segurança
INTERAÇÃO ENTRE O BALANCED SCORECARD E AS
TEORIAS DE ANÁLISE DE DECISÃO
Autor: Marcelo do Carmo Rodrigues
Engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1992).
Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie (1994).
Mestrando na área de Métodos Quantitativos e Informática, na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. e-mails: macr@uol.com.br macr@usp.br Interação entre o Balanced Scorecard e as Teorias de Análise de Decisão
RESUMO
A partir da experiência do autor na implementação de sistemas de medição de desempenho, condução de processos de planejamento estratégico e na avaliação de sistemas de gestão, são exploradas as dificuldades mais comuns encontradas pelas empresas no processo de tomada de decisões estratégicas. O artigo apresenta uma revisão bibliográfica das principais teorias relacionadas aos temas e sugere uma forma de integração entre as teorias de análise de decisão, o processo de planejamento estratégico e a ferramenta Balanced Scorecard.
1. INTRODUÇÃO
O processo de planejamento estratégico pode ser visto como um processo de tomada de decisão sobre quais os objetivos futuros de uma organização e quais meios e caminhos a mesma deve utilizar para consecução desses objetivos.
Muitas ferramentas e métodos têm sido desenvolvidas para auxiliar as organizações nesse processo, sendo uma das mais utilizadas o método de indicadores de desempenho balanceado (BSC – Balanced Score Card). Encontramos esse método bastante difundido pelas organizações, mas a experiência tem mostrado que sua aplicação não é capaz de, por si só, assegurar um processo de planejamento estratégico bem sucedido.
Por mais flexível que seja a utilização dessa ferramenta, ela parte de decisões já tomadas por outros meios, via de regra heurísticos. Logo, se os objetivos errados forem estabelecidos, ou as estratégias inadequadas definidas, o BSC será