Political
Planos dos EUA para um possível ataque militar ao Irã está pronto e a opção está "totalmente disponível", disse o embaixador de Washington em Israel , dias antes das negociações a ocorrer entre Teerã com as potências mundiais, que suspeitam que de tentar desenvolver armas nucleares.
Os Estados Unidos disseram que consideram a força militar último recurso para impedir que o Irã use seu programa de enriquecimento de urânio para fabricar uma bomba. O Irã insiste que seu programa nuclear é para fins puramente civis.
Mas Discurso do Embaixador Dan Shapiro eram o mais sério aviso até agora a Teerã que a sua recusa em cooperar poderia levar ao uso da força militar por os EUA ou Israel.
"Seria preferível resolver isso diplomaticamente e através do uso de pressão do que usar a força militar", o embaixador Dan Shapiro, disse em comentários sobre o Irã foi ao ar pela Rádio do Exército de Israel.
"Mas isso não significa que essa opção não está totalmente disponível -. Não apenas disponível, mas está pronto o planejamento necessário e foi feito para garantir que ele esteja pronto", continuou ele.
The United States, Britain, France, Russia, China and Germany have been using Os Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia, China e Alemanha têm vindo a utilizar sanções e negociações para tentar persuadir o Irã a frear o enriquecimento de urânio, que pode produzir combustível para reatores, isótopos médicos, e, em níveis mais elevados de purificação, material físsil para ogivas.
Novas negociações abertas em Istambul no mês passado e retomarão em 23 de maio, em Bagdá. O principal negociador nuclear do Irã advertiu contra a pressão do Ocidente, insistindo tal estratégia não iria trabalhar com Teerã.
"A cooperação é o que podemos falar em Bagdá", disse Saeed Jalili, em comentários transmitidos pela televisão estatal. "Fala com base nos direitos definitivos da nação iraniana".
"Alguns dizem que o tempo está se