POLITICA
Curso de Administração
Administração de Materiais e Logística
Questionário 3
1. Por que a função compras assume papel tão importante no atual contexto das empresas? R = Hoje a função compras é vista como parte do processo de logísticas das empresas, ou seja, como parte integrante da cadeia de suprimentos. Por isso, muitas empresas passaram a usar a denominação gerenciamento da cadeia de suprimentos ou simplesmente gerenciamento de suprimentos, um conceito voltado para o processo, em vez do tradicional compras, voltado para as transações em si, e não para o todo.
2. No que difere a compra de um bem patrimonial da compra de matéria prima do processo produtivo da empresa?
R = O que difere é que está diretamente ligada ao seu objeto social, assim uma empresa comercial que compra e vende certa mercadoria deverá ter um enfoque diferente da empresa industrial manufatureira, que adquire matéria-prima, agrega mão de obra e tecnologia e posteriormente vende o produto acabado, diferenciando também no enfoque da empresa que adquire sistematicamente itens ou componentes que serão posteriormente vendidos, com ou sem modificações do enfoque da empresa que adquire um bem patrimonial, como uma instalação fabril, um equipamento ou edifício.
3. No sistema de compras Just in time os meios eletrônicos de comunicação assumem papel cada dia mais importante. Por quê?
R = O Just in time busca a eliminação de tudo o que não agrega valor ao produto ou serviço, utilizando-se de baixos inventários desde o fornecedora até o produto acabado posto no cliente. Para isso, pode-se trabalhar com entregas e células balanceadas e sem gargalos; inspeção e embalagem nas próprias linhas; e, sempre que possível, envio direto ao cliente, sem passar por um estoque final.
4. Outra forma de comprar e de vender, com participação crescente nas transações comerciais entre empresas, é o denominado e-comeerce. No que difere o e-comerce do EDI e da Internet, como