Trabalho sobre a Água
Trabalho Sobre a Água
Característica,
Função,
Deficiência,
Fontes e Recomendações
Nome: Simone– Cristiane – Andressa Alessandra
NN1 - Noite
Características
Cor: característica física da água potável, que deve ser incolor, preferencialmente. Partículas coloidais de algas, matéria orgânica e óxido de ferro são algumas das responsáveis pela coloração de águas naturais. É expressa em unidades de cor definidas por comparação a amostras de sais (cloroplatinato de potássio e cloreto de cobalto) que originam soluções coloridas, sendo o limite desejável pelas normas ABNT dez destas unidades, e trinta o limite máximo aceitável, detergentes deste tipo, derivados do benzeno, foram amplamente utilizados nos anos 40 e 50, porém não eram solúveis e nem biodegradáveis, sendo ecologicamente danosos ao meio ambiente. Uma segunda geração de detergentes, baseados no sulfonato de alquilbenzeno linear, são menos tóxicos e mais biodegradáveis.
Odor e sabor: a água potável deve ser inodora, e possuir sabor agradável ao paladar. É por isso que não há o costume do uso de cloreto férrico como coagulante no tratamento de água, entre outros inconvenientes.
Turbidez: característica física que indica as partículas que impedem a passagem de luz pela água, ficando em suspensão. Independentemente do tipo de partícula em suspensão, a medida usada é a comparação por turbidez proveniente da sílica (óxido de silício), dita em mg de SiO2 por litro ou ppm de SiO2. Nesta medida, o limite inferior recomendado é de não ultrapassagem de 1ppm de sílica por litro, tolerável até 5ppm.
Dureza: característica química que indica o teor de sais de cálcio e magnésio, com a inclusão dos carbonatos, sulfatos, cloreto de cálcio e cloreto de magnésio. Há diversas formas de representá-la, mas a mais comum é uma forma de comparativo semelhante ao do item anterior, de ppm ou mg de CaCO3 por litro, indicando a presença de todos os