politica
FÍSICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS PAULISTAS
Daniel Fernando Bovolenta Ovigli
Ragnar Orlando Hammarstrom
Carlos Henrique da Silva Santos danielovigli@gmail.com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Itapetininga
INTRODUÇÃO
A escrita de trabalhos técnicos e científicos é um importante recurso, tanto aos acadêmicos quanto empreendedores, pois requer metodologias e práticas coerentes para sua efetivação clara e de forma elucidativa.
Assim, há de se destacar a disciplina que usualmente é chamada de Metodologia do
Trabalho
Científico
(MTC),
como
sendo
um
importante
espaço
curricular
voltado
à
instrumentalização do estudante quanto a redação científica, bem como métodos e técnicas para o desenvolvimento de trabalhos técnicos, sendo uma ferramenta de pronto uso.
Entretanto, é comum encontrá-la sendo ministrada nos semestres finais dos cursos de graduação, quando parte dos trabalhos acadêmicos que poderiam ser desenvolvidos segundo as orientações de MTC já foram realizados. Tal disciplina mostra-se ainda mais relevante quando se pensa na formação de professores para a área de Ciências da Natureza. Faz-se necessário pensar em como tais professores poderiam articular o conteúdo específico de sua disciplina com as competências leitora e escritora, bem como com as diretrizes que norteiam a elaboração de um trabalho científico, a exemplo das questões sobre o plágio.
Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo realizar um levantamento dos currículos e ementas das disciplinas MTC e afins ministradas nos cursos de licenciatura em Física oferecidos por instituições públicas de ensino superior situadas no estado de São Paulo. Com este trabalho pretendeu-se obter um panorama acerca da formação da redação científica no curso de
Licenciatura que mais sofre com a carência de recursos humanos