politica
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
LAIANE LIMA
MÁRCIA NASCIMENTO DIAS
SALVADOR
2013
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DIDATICA II
EDC 12 TURMA 06
LAIANE LIMA
MÁRCIA NASCIMENTO DIAS
RESENHA CRÍTICA
Trabalho apresentado como requisito para avaliação da disciplina: Didática II-EDCA 12 da Universidade Federal da Bahia. Orientador Professor: Cândida Moraes.
SALVADOR
2013
O objeto dessa análise é o filme “O clube do imperador”. O cenário é um colégio tradicional, católico e interno, somente para meninos. Os personagens principais são um professor de história e a sua turma.
A didática trabalhada no colégio pode ser facilmente identificada com a jesuítica, influenciada pela pedagogia greco-romana, sobretudo levando em conta o rigor com que os alunos eram cobrados em suas atividades. Além disso, assim como na pedagogia tradicional, a figura do professor no filme é central no processo de ensino–aprendizagem, enquanto o aluno ocupa um papel secundário, passivo, posto que é o professor o sujeito ativo desse processo, considerado o detentor absoluto do conhecimento.
Para o professor, a formação do caráter depende das escolhas e das pessoas que se tem como referência. No filme, as referências do professor são pensadores e estadistas importantes na história ocidental. Na ausência da família, o professor apresenta seus referenciais aos alunos, em suas aulas de história, entendendo que deveriam ser referenciais universais, por assim dizer, de honra e dignidade.
A relação entre o professor e os alunos era bem estável até que chega um novo aluno ao colégio, que nos dias atuais seria descrito como “problemático”. E, de fato, essa nova figura – indisciplinada e arrogante – consegue desajustar o professor.
Esse aluno novo se mostra um desafio para o professor, uma vez que o tira da zona de conforto em que todos o