Politica
O Desenvolvimento de comunidade colabora assim, para o aumento da produtividade do trabalhador e a introdução de técnicas modernas subordinadas ao modo de produção capitalista. Resultando em uma maior apropriação do excedente do trabalho pela classe dominante.
O Desenvolvimento de Comunidade é um modelo especifico de exploração da força de trabalho, só que maquiado, pois em primeiro instante oferece serviços de saúde, educação, habitação e outros, minimizando aparentemente o custo da reprodução da força de trabalho e facilitando assim apropriação do excedente gerado pelo trabalhador.
Nesse contexto o Desenvolvimento de Comunidade coopera com a exploração dos trabalhadores, impedindo a reivindicação e a atuação dessa classe sobre seus problemas cruciais.
ENFOQUE AS PRINCIPAIS INFLUENCIAS PARA O SERVIÇO SOCIAL
Uma das referências da atuação de assistentes sociais nas comunidades terapêuticas foi a da Assistente Social Lêda de Oliveira que em 1969 coordenava a equipe do serviço social da Comunidade Terapêutica do CPPII e mais tarde ocupou a coordenação do Serviço Social da Divisão Nacional de Saúde Mental
(DINSAM), tendo importante papel de divulgação dessa prática entre assistentes sociais e estagiários da área
O trabalho nessas comunidades se caracterizava pela intervenção de todos os técnicos visando um atendimento global do paciente, numa preocupação com o processo de reabilitação psicossocial, buscando a saída deste do âmbito institucional e sua reinserção familiar e na comunidade
Nas equipes, assistentes sociais, psiquiatras, psicólogos e terapeutas coordenavam grupos e atividades de acordo com a