a importancia da contabilidade para as microempresas
A importância do profissional contábil sempre foi questionada, sobretudo, nos dias de hoje que cada vez mais o empresário visa o lucro e como descreve o autor este muitas vezes se pergunta se o dinheiro que utiliza para pagar o profissional é válido, ou seja, se torna benefício para a empresa ou é somente uma “despesa”, visto que este só faz cobrar pagamentos de impostos e etc. Na verdade o bom profissional contábil será capaz de fornecer informações que poderão alavancar o resultado (lucro) da entidade.
O homem desde sempre teve a necessidade de controlar e planejar suas atividades, apesar disso, somente recentemente a contabilidade ganhou status de ciências e atualmente passa por diversas mudanças buscando o nivelamento com a contabilidade internacional, os profissionais são fiscalizados por diversos conselhos espalhados pelo Brasil inteiro junto às faculdades que também treinam e preparam melhor o profissional para o mercado.
A contabilidade como qualquer ciência tem diferentes ramos de atuação, mas com o mesmo objeto que é o patrimônio. São alguns exemplos a contabilidade gerencial, perícia contábil, auditoria, contabilidade tributária e etc. Como dito anteriormente o bom profissional poderá auxiliar o microempresário a alavancar os seus lucros o exemplo da primeira forma de auxiliar nesta empreitada é escolhendo a melhor forma de tributação para a entidade: Lucro real, presumido ou simples nacional.O contador precisa conhecer muito bem as atividades ou serviços que serão oferecidos pela empresa, as suas vantagens, conhecer a legislação, as datas de recolhimento a fim de que a entidade não sofra multas pela falta de pagamento, conhecer os métodos de controle e sua importância para a empresa. As maiores partes das microempresas optam pelo simples nacional devido a uma série de fatores como: tributação inferior em relação às demais tributações, facilidade em atender a legislação tributária,