politica e Estado Marxista
Resumo do artigo cientifico sobre política e Estado Marxista
Autor: Fábio de Oliveira.
Introdução.
O seguinte trabalho traz de forma sucinta o pensamento exposto por Fábio de Oliveiraiem seu artigo cientifico, Política E Estado No Pensamento Marxista. Abordando o fatos de alguns autores não acreditarem na existência de uma teoria marxista, analisando ainda a autonomia relativa do Estado,em relação a influência que a classe dominante pode ou não ter sobre as decisões do Estado e colocando os pontos de vista principalmente de Marx e Lênin na questão da transição pacifica ou não do sistema capitalista para socialista.
Sob o ponto de vista de Bobbio, a Teorias das Formas de Governo, sempre teve dois aspectos, o aspecto descritivo, que busca descrever e classificar os tipos de constituição política em seu momento histórico, analisados por um observador, e o aspecto observador, que não busca uma classificação teórica, mas qual é a melhor forma escrita de todas. Esse tipo de preocupação sempre existiu entre pensadores políticos, desde Platão até Hegel.
Para Karl Marx e Engels, esse tipo de pensamento não existe, não havendo necessidade de uma análise detalhada do Estado. O Estado é concebido com base nos interesses da classe dominante, com isso analisar qual forma é melhor ou pior, será sempre considerado mau, e que o Estado sempre estará sempre voltados para o interesses da classe dominante, de tal forma, que o que passa a ser relevante é relação real de domínio e não a forma de governo adotada pelo Estado.
Com essa visão negativa do Estado, também deixam de existir preocupações de “quem” governa e de “como” se governa. Com a ideia do “bom governo” seria bom para todos, deixa de existir, pois cada governo está voltado os interesses de uma determinada classe.
Para Bobbio, o pensamento marxista falta uma teoria do Estado socialista, porque eles estudam somente com prioridade a conquista do poder, dando ênfase somente ao partido e não ao