Politica social
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Oficina de formação:projeto de intervenção, A realidade Regional e o Serviço Social, Familia,Cultura e Sociedade, Política Social III e Estágio curricular obrigatório II.
Prof. Amanda Boza Gonçalves, Clarice da Luz Kernkamp, Maria Angela Santini, Maria Lucimar Pereira e Rosane Ap. Malvezzi Belieiro.
Caruaru
2012
SUMÁRIO
Introdução----------------------------------------------------------------------- Desenvolvimento¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬--------------------------------------------------------------- Conclusão------------------------------------------------------------------------ Referências----------------------------------------------------------------------
INTRODUÇÃO;
Ao se considerar as condições políticas e institucionais, reunidas nestes quase 11 anos de LOAS, cabe relembrar os avanços conquistados pela sociedade brasileira na construção da política de Assistência social, decorrência do seu reconhecimento com direito do cidadão e de responsabilidade do estado.
Contrapondo-se á política assistencialista desenvolvida anteriormente;a seguridade social produziu, a partir de 1988, um novo social que determinou a formulação de uma estrutura de proteção social com caráter abrangente, universal, justa e democrática. A seguridade social desenhou um novo modelo de condução das políticas sociais, com formulação de um ministerio e orçamento único para o conjunto dos setores integrantes do sistema de seguridade social, a saúde, a previdência e a assistência social.
DESENVOLVIMENTO
As políticas de seguridade surgiram pela origem do trabalho assalariado que