Politica Social
Origem do Serviço Social no âmago do projeto político da burguesia capitalista emergente; tinha como objetivo evitar conflito direto com o proletariado, garantir a reprodução da força de trabalho.
Modo de produção capitalista – nova estrutura social;
Capitalismo é um determinado modo de produção, marcado não apenas pela troca monetária, mas essencialmente pela dominação do processo de produção e reprodução do capital; define “a propriedade dos meios de produção e as relações sociais entre as pessoas, decorrentes de suas implicações com o processo de produção.”
É um modo de produção marcado pela compra e venda da força de trabalho (exploração); pela concentração dos meios de produção nas mãos de uma classe (minoria) - posse privada dos meios de produção.
O trabalhador através de seu trabalho produz mais capital; gera maior concentração de bens e dinheiro que vão para as mãos do capitalista e exclui a si próprio, que produz a mercadoria;
1
POLÍTICA SOCIAL - Origem histórica
Primeiras iniciativas
• 1597 – Lei dos Pobres – declarava indigentes e retirava o direito de cidadania econômica daqueles que fossem atendidos pelo sistema de assistência pública.
• Revolução Industrial – final do século XVIII, na Inglaterra.
Momento de grandes invenções, que revolucionaram as técnicas e o processo de produção.
• Os primeiros movimentos dos trabalhadores tinham por objetivo destruir as máquinas, agiam sem estratégias e sem organização. A repressão contra estas atitudes era cada vez mais violenta, chegando à pena de morte.
• Identidade de classe - no início do século XIX, os trabalhadores, buscando superar o isolamento e a alienação que o sistema e a vida na cidade produziam passam a se reconhecer como classe.
2
POLÍTICA SOCIAL - Histórico
• Os trabalhadores tinham consciência de que através de suas manifestações poderiam pressionar a burguesia.
• A identidade dos trabalhadores como classe formou-se a partir de suas lutas por