Politica Social
As forças políticas são todos que atuam no cenário político e se constituem por grupos, dentre os primeiros grupos temos os partidos políticos, sindicados, movimentos políticos, e no segundo a opinião pública.
A existências de inúmeros grupos como agricultores, usineiros, etc, que procuram defender os interesses comuns são divulgados diariamente nos jornais, rádios, TV, etc. Uns reivindicam maior parcelamento da dívida com a união, outros reivindicam medidas em relação à reforma agrária. Grupo de pressão indica a existência de uma organização formal, é entendida como atividade de um conjunto de indivíduos. Os grupos que apresentam interesses comuns sempre tiveram que intervir na esfera política, com o liberalismo houve resistência às influências de grupos. Em XIX reconheceram que o partidos não poderia ser o único elo entre o individuo e o Estado. ( p.233/234)
Grupo de pressão têm como objetivo pressionar o poder político, e defender suas ideias e obter obter uma política orientada. Pode ser aplicada a uma enorme variedade de organizações e grupos como em sindicados dos empregados, reivindicações de moradores entre outras. Existem os grupos que buscam conquistar o maior bem estar e os que defendem posturas espirituais. (p. 235)
Os grupos de pressões se encarregam de apresentar demandas ao sistema político, não assumem de modo institucional a responsabilidade de sua gestão, defendem interesses próprios; Já os partidos políticos se encarregam de assumir demandas ao sistema político, esta sempre submetido ao grupo de pressão através dos órgãos institucionais que existem no país, trabalham em defesa dos interesses gerais, essas são características que diferenciam os grupos e os partidos. Para Gianfranco os grupos de pressão operam de forma mais constante e especifica , e os partidos