politica social
TEXTO DE POTYARA PEREIRA:POLITICA SOCIAL TEMAS E QUESTÕES-CAPIII,IVE V.
CAPITULO III
1) A autora traz elementos para análise da regulação social do Estado.Descreva-os.
2) Durkheim, Weber (abordagens não-marxista, funcionalista e compreensiva, respectivamente) e Max apresentaram resistências teóricas ao estado social. Caracterize-as.
3) Parsons deu ênfase interdependência sistêmica do sistema social.Partindo dessa lógica, qual a função das instituições de bem-estar social?
R-Que estabilidade social só poderia ser mantida por uma administração oriunda do subsistema político e do governo, o que se tem em matéria de analise funcionalista da política social é pequeno.E não poderia ser de outra forma, já que o interesse teórico pela expansão do intervencionismo estatal,voltado para a correção e redução de desigualdade sociais, significa admitir a existência de desequilíbrios intrínsecos ao sistema e contradizer sua própria teoria.
4) Qual a visão do de Marx sobre o papel do estado e da legislação fabril enquanto medida de bem-estar? Por que, para ele sob a exploração capitalista o bem-estar é sempre uma conquista da classe trabalhadora? R- Foi nesse trabalho, caracterizado como uma espécie de estudo de caso, que Marx dá a impressão de reconhecer na legislação fabril um passo positivo em direção a reformas sociais no capitalismo.Para ele, de fato,a legislação fabril foi a primeira reação consciente e sistemática dos trabalhadores contra as condições espoliadoras de vida e de trabalho a que estavam subjugados, não importa que outros grupos e classes sociais tenham apoiado(estrategicamente)tal legislação como foi o caso da aristocracia agrária.O significativo para ele foi a ação da classe trabalhadora na conquista dessa legislação.Com isso, torna-se evidente que, na visão de Marx,a legislação por si só não traria a justiça almejada pelos trabalhadores,já que ela seria administrada por frações da burguesia que fazem