politica social
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos abordar o surgimento das políticas sociais no Brasil a mobilização dos trabalhadores e o estado tendo como iniciação a proteção e o enfrentamento da questão social. Trazendo para nossa reflexão as mudanças no cenário do século XX os direitos dos trabalhadores sendo reconhecidos e valorizados. Com novo governo uma nova constituição também que nos segui trazendo uma mudança radical.
2 DESENVOLVIMENTO
O cenário era de desigualdade e condições precárias de serviço e vida a questão social era notável para sociedade e governo. Deixando do trabalho manual para o mecanismo de máquinas e seus avanços, a agricultura que predominava já não tinha mais predominação, sua população sem assistência e alfabetização período caracterizada por grandes conflitos e luta popular, viviam a mercê de doenças e epidemias, onde se deu a revolta da vacina, onde o médico Oswaldo Cruz teve por iniciativa criar a vacina para tais doenças da época e responsável pelo departamento de saúde do estado, a vacina foi obrigatória para toda sociedade por isso a revolta contra o governo onde achavam que não era uma boa ação do governo. A classe trabalhadora era muito explorada, trabalhando mais do que de fato era pago à eles. As mulheres e crianças também trabalhavam e eram muito menos reconhecidos que os próprios homens. Em 1911criou-se a lei para o comércio com carga horário de 12 horas diárias com a proibição de menores.
Este período foi marcado por grandes lutas na rua e dentro das indústrias e fábricas na busca por melhores condições de vida e trabalho, onde as revoltas ficavam cada vez mais violentas. Caracterizados pela batalha da sobrevivência era muito comum e diária, na economia o que predominava era a exportação de café; o pai se inicia nesse grande marco do país.
O sistema jurídico