DOMÍNIOS MORFOCLIMATICOS ATUAIS E QUATERNÁRIOS NA REGIÃO DOS CERRADOS (Síntese)
1141 palavras
5 páginas
Ensino a Distância - Curso Superior de Licenciatura em GeografiaDisciplina: Geomorfologia do Brasil
Aluno(a) Genilson Jose da Silva
DOMÍNIOS MORFOCLIMATICOS ATUAIS E QUATERNÁRIOS NA REGIÃO DOS CERRADOS (Síntese)
A identificação da área nuclear dos cerrados
A identificação dos grandes domínios morfoclimáticos e fitogeográficos brasileiros tornou-se possível graças ao conhecimento das feições geomórficas integradas com padrões de revestimento vegetal da paisagem em diferentes escalas. De tal modo, foi possível identificar por comparação global os três domínios morfoclimaticos e fitogeográficos intertropicais extra-amazonicos do Brasil: Domínio dos morros florestados, domínio das depressões semiáridas e domínio dos chapadões em cerrados.
Para Naiades, a Amazônia, apesar de definida há mais tempo como gigantesca província fitogeográfica, custou mais para mostrar seus atributos integrativos, entre outras razões, pelo fato de que até os meados do presente século era mais conhecida pelas feições de beira-rio.
Por conta do seu clima semiárido, sua drenagem intermitente sazonaria e sua flora fortemente adaptada a semiaridez, o nordeste era até então, a única região já delimitada e climaticamente caracterizada desde o inicio do século por sua grande diferença em relação às demais. A expressão Polígono das secas pelos engenheiros da I FOCS tornou possível a delimitação geométrica da primeira grande área nuclear de um domínio natural do país. Mesmo que sua caracterização a nível geomorfológico, fitogeográfico e hidroclimático ainda possuíssem certa dose de pragmatismo.
Somente a partir de 1948 até os fins da década de 50 foi possível uma identificação a partir do campo de todos os domínios a partir da identificação dos seus tecidos ecológicos e padrões de paisagens. Fez uso, nessa operação, de diversos mapas preexistentes do Brasil e da America do Sul, a partir da superposição de mapas de diferentes temas, como morfologia, formações