politica social
SERVIÇO SOCIAL
MARIA JOSÉ DE JESUS SILVA COSTA
A SUBLIME ARTE DE ENVELHECER
Teixeira de Freitas
2013
MARIA JOSÉ DE JESUS SILVA COSTA
A SUBLIME ARTE DE ENVELHECER
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Interdisciplinar.
Prof. Clarice da luz Kernkamp ; Valquiria A.Dias Caprioli; Maria alucimar Pereira; Maria Angela santini,Rodrigo M Triguredo, Jossan Batistute .
Teixeira de Freitas
2013
1. Introdução:
Até a pouco, em termos demográficos, o adjetivo “jovem” vinha quase que automaticamente. Conjugado com o que se denominava de “Terceiro Mundo”. E Terceiro Mundo vinha associado a subdesenvolvimento. Subdesenvolvimento, por sua vez, trazia à tona outra expressão. Carregada de negativismo e até ameaças: “explosão demográfica”. Já o que se denominava de “Primeiro Mundo” vinha conjugado com equilíbrio populacional e até com “cabelos brancos” Como símbolos de maturidade e de progresso. Assim sendo, deste confronto entre Primeiro e Terceiro Mundos pareciam emergir uma conclusão lógica e premente: para resolver seus Problemas socioeconômicos e políticos o Terceiro Mundo deveria ser subsidiado para assumir o mais rapidamente possível os pressupostos ideológicos que estariam dando certo no Primeiro Mundo. Desenvolvimento só seria viável com controle da natalidade. Pelo rápido crescimento demográfico e seus problemas socioeconômicos e políticos o Brasil. Enquadrava-se perfeitamente no estereótipo terceiro-mundista. Com isso se apresentava como Campo propício para a implantação de uma política que na prática equivalia à uma freada. Busca no crescimento da população. Os fatos demonstram que já a partir da década de 1960. Sobretudo com a implantação do que se denominou de Aliança para o Progresso, tanto a Ideologias quanto as práticas