Politica social
MANUTENÇÃO DA DESIGUALDADE
POLÍTICA SOCIAL
Alfenas 2012
MANUTENÇÃO DA DESIGUALDADE
POLÍTICA SOCIAL
Artigo apresentado junto ao curso de Direito, da Universidade José do Rosário Vellano, com o objetivo de discorrer sobre as políticas sociais e a manutenção da desigualdade.
Alfenas
2012
1 Introdução
O sistema capitalista acentuou as desigualdades sociais, obrigando os que foram afetados por elas a tomarem iniciativas, como manifestações, para tentar reduzi-las. Ao mesmo tempo em que gerou desigualdades, o capitalismo possibilitou o surgimento de recursos de combate à pobreza. Para combater essa pobreza, houve a implantação de um programa de renda mínima que foi iniciado na década de 1970, pois, a estrutura da economia brasileira não seria capaz de proporcionar crescimento econômico e bem-estar social. Buscando esse bem-estar social foram implantadas as políticas sociais, que tem por objetivo atender às demandas essenciais das classes menos favorecidas, concedendo a elas alguns benefícios, programas como o Bolsa Família, Pro Uni, Benefício de Prestação Continuada, entre outros.
Para realizar este trabalho foi feita uma ampla pesquisa em livros e em sites confiáveis, que deram apoio à argumentação e um conteúdo satisfatório.
O trabalho foi feito com o objetivo de ressaltar o lado positivo das políticas sociais, mostrando que, apesar da relutância de algumas pessoas com relação a elas, estas vem justamente para beneficiar quem realmente precisa.
2 ORIGEM E FUNDAMENTOS
2.1 Origem
A política social tem origem no capitalismo, pois este gerou muitas das desigualdades sociais. Seu início