Fichamento do livro iracema
Capítulo I
Martin, Moacir e um jangandeiro partiu das terras do Ceará com destino à Portugal, logo após a morte de Iracema. Martin chora a morte da esposa.
Capítulo II
Iracema está repousando em um claro na floresta, Jandaiá, sua amiga e companheira, a acompanha. De repente surge Martim, Iracema se assusta e da uma flechada na cara dele. Se arrepende e eles viram amigos.
“que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira”
“tem na face o branco das areias que bordam o mar, nos olhos o azul triste das águas profundas”
Capítulo III
Iracema e Martim vão à grande taba dos tabajaras e à cabana do pajé Araquém , pai de Iracema, diz à Martim que ele era bem recebido ali.
Capítulo IV
Martim não aceita as mulheres da tribo oferecidas por Iracema, pois ele queria ficar com Iracema.
“não pode ser tua serva. É ela que guarda o segredo da jurema e o mistério do sonho”
Capítulo V
Irapuã decreta guerra com os potiguaras. Andirá deixa tombar o tacape do chefe que passava de mão em mão, simbolizando que era contra esse ataque de guerra. Irapuã fica cheio de cólera.
Capítulo VI
Martim fica triste pois se lembra do lugar aonde nasceu, Iracema desconfia que à espera dele esta sua noiva, ele diz que sim mas prefere Iracema. Martim sonha que esta aos beijos com Iracema.
“ela não é mais doce do que Iracema... nem mais formosa”.
Capítulo VII
Enquanto Iracema começava a retornar para a taba, subitamente surge Irapuã. Iracema trêmula de susto e com cólera, pergunta o motivo que o levou ao bosque da jurema, uma vez que só podem entrar lá pessoas com a autorização de Araquém. Irapuã, diz que foi à sua procura, pois na taba haviam dito que o estrangeiro teria ido à cabana de Araquém. Iracema argumenta que o estrangeiro é hóspede de Araquém e Irapuã tomado de cólera, e cheio de ciúmes,