Politica publica nas favelas
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Gestão Pública para o Desenvolvimento Economico e Social
Professor: Mario Brum
Aluno: João Felipe Vianna
- Favelas: suas histórias e perspectivas -
2013.2
Introdução
No texto abaixo sera debatido questões como a origem e o estabelecimento das favelas no estado do Rio de Janeiro, algumas de suas características, quais mudanças podem ser observadas,qual sua contribuição para o país, suas histórias e até a visão de moradores.
Favelas: suas histórias e perspectivas
O termo favelas surge por volta dos anos de 1900 quando soldados que voltaram da guerra de Canudos, não receberam seu pagamentos e se instalaram de maneira provisória no Morro central da Providência e no Morro de Santo Antõnio e em seguida do Telégrafo e Mangueira. O nome surge pois a cidadela de Canudos foi construida entre morros, e entre eles estava o Morro da Favela, que recebeu tal nome devido a sua vegetação típica, extremamente resistente a seca.
Desde então diversas outras favelas surgiram no estado do Rio de Janeiro e outros estados, em sua maioria com histórias parecidas, cujo a população constrói sua própria casa, em sua maioria precária. São áreas cujo Estado não exerce seu poder de autoridade, visto a falta de prestação de serviços, e a não taxação de áreas como as favelas, faz-se valer então o poder de resistência de grupos locais, muitas vezes controlado pelo tráfico.
Desta forma as favelas passam a sera uma área de diversos interesses, onde existem os moradores, em sua maioria humilde que mora no local pela necessidade e almejam dias melhores, mas de uma certa maneira temem aos policiais; os traficantes da região, que quando existem, desejam que o caos se espalhe e a órdem pública não se manifeste e continuem lucrando com a ilegalidade; o Estado que deseja que seu poder se faça valer na área, para aumentar sua arrecadação e seu controle pelas suas regiões; A