Politica nacional de informatica
Informática
José de Albuquerque Moreira
O artigo procura colocar em evidência, tanto no campo político como no tecnológico, as ações e os fatos que constituem a história recente da política de informática no Brasil.
Palavras-chave: Política Nacional de Informática. História da
Informática no Brasil. Informática. Reserva de Mercado.
1 INTRODUÇÃO
Ao se falar em informática, no Brasil, é preciso dividir o tema em dois aspectos, a saber: o aspecto político, incluindo-se aqui as discussões parlamentares, a elaboração de leis, decretos e atos menores tanto no poder legislativo como no executivo. E o aspecto científico e tecnológico, este incumbido do desenvolvimento de protótipos e produtos. No primeiro aspecto é fundamental salientar que as leis regulam as atividades, mas não constituem uma política duradoura para o setor de informática, visto que este por ser dinâmico provoca atualizações, em intervalos de tempo bastante curtos, por influência de diferentes fatores, dentre os quais o principal é a ingerência de grupos de interesse.
Por outro lado, o aspecto relativo à ciência e tecnologia acontece sempre primeiro, em face da natureza do processo gerativo de conhecimento. Uma descoberta científica somente é ciência se tornada pública, na maioria das vezes pela divulgação através de periódicos especializados, estando garantido o acesso à informação e a prioridade definida.
Outra característica importante é a universalidade da ciência extrapolando as fronteiras sócio-econômicas, políticas e ideológicas das nações, garantindo a liberdade de criação do ser humano em contato com a natureza.
R. Bibliotecon. Brasília, v. 19, n. 1, p. 23-50, janVjun. 1995
23
Informática: o mito PNI
Este trabalho é apresentado numa ordem cronológica de acontecimentos relacionados à informática no Brasil, objetivando com esse encadeamento possibilitar ao leitor uma visão conjugada; o