Politica monetaria
Ciências Contábil
Politica Monetária
Manaus-Am
29/11/2012
Antonio Bruno Feitosa
Antonio Branco Freitas
Cristiane
Eder Cunha
Política Monetária
Manaus-Am
29/11/2012
Sumário
O que é politica monetária 3
Politica Monetária Restritiva 4
Politica Monetária Expansionista 4
Politica Monetária e seus Instrumento 4 O que é política monetária
Política Monetária pode ser definida como o controle da oferta da moeda e das taxas de juros, no sentido de que sejam atingidos os objetivos da política econômica global do governo. Em outras palavras, podemos definir a política monetária como sendo o controle do sistema bancário exercido por um governo na busca da estabilidade do valor da moeda, para evitar um balanço de pagamento (registro do todas as transações de caráter econômico financeiros realizado por residentes de um país com os residentes dos demais países) adverso, para obter o pleno emprego.
Na maioria dos países, o principal órgão executor da política monetária é o Banco Central, encarregado da emissão da moeda, da regulação do crédito, da manutenção do padrão monetário e do controle do câmbio.
A política monetária age diretamente sobre o controle da quantidade de dinheiro em circulação, visando defender o poder de compra da moeda e pode ser restritiva e expansionista.
A Política Monetária é um dos dois principais instrumentos que o Governo utiliza para influenciar o nível de produção e emprego e, principalmente, controlar a variação dos preços no mercado. Atualmente, o principal objetivo da política monetária tem sido o de manter a estabilidade de preços, ou seja, evitar a ocorrência de inflação ou deflação.
O Banco Central (Bacen) é o órgão do Governo que tem a responsabilidade de implementar (executar) a política monetária.
No Brasil, usamos atualmente um modelo de política monetária chamado de Meta de Inflação. Neste modelo, o principal instrumento utilizado é a taxa de juros, que é determinada para cumprir a