Politica monetaria
1- O que é?
A palavra monetária é derivada de moeda. Logo, estamos falando de uma política que mexe com a moeda, o dinheiro. É de competência do Banco Central do Brasil cuidar do dinheiro, para que ele mantenha seu valor de compra. Política monetária é o controle da oferta de moeda (dinheiro) na economia, ou seja, o meio de estabilizar e controlar ao máximo os níveis de preços para garantir a liquidez ideal (equilíbrio) do sistema econômico do país. Ela é, então, de responsabilidade Bacen, que tem como meta principal o controle da inflação, ou seja, a manutenção do poder de compra do real.
Existem dois tipos de política monetária, a ativa e passiva:
Política monetária ativa: o Bacen controla a oferta de moeda e, nesse caso, a taxa de juros oscila para determinar o equilíbrio entre oferta e demanda de moeda.
Política monetária passiva: o Bacen visa determinar a taxa de juros, seja pela taxa de redesconto ou de remuneração dos títulos públicos. Neste caso, deixa a oferta de moeda variar livremente para manter esta taxa de juros, ou seja, a oferta de moeda fica endogenamente determinada.
2- Como que é essa politica influencia na inflação?
Se os preços são previsíveis, os agentes econômicos se sentem mais seguros para tomarem decisões de consumo ou de investimento. Assim, a manutenção de níveis baixos de inflação é altamente desejável, para que tenhamos um ambiente macroeconômico favorável ao desenvolvimento econômico.
Para poder atingir sua meta principal, que é o controle da inflação, o Banco Central dispõe de alguns mecanismos diretos e indiretos : Recolhimento Compulsório, Redesconto Bancário, Operações com títulos Públicos, Controle e Seleção de Crédito.
-Recolhimento Compulsório:
Recolhimento compulsório é um dos instrumentos de Política Monetária utilizado pelo Governo para aquecer a economia. É um depósito obrigatório feito pelos bancos comerciais junto ao Banco Central. Parte de todos