politica monetaria
O que é politica monetária?
Pode ser definida como o controle da oferta da moeda e das taxas de juros, ou seja, é uma forma de controle do sistema bancário que é exercida pelo governo, na busca pela estabilidade do valor da moeda.
O órgão executor da politica monetária é o banco central, (na maioria dos países), ele é responsável pela emissão da moeda, da regulamentação do credito, da manutenção do padrão monetário e também do controle de cambio.
A politica monetária controla a quantidade de dinheiro em circulação, buscando defender o poder de compra da moeda, e pode ser restritiva e expansionista.
Politica monetária restritiva é um conjunto de medidas que busca reduzir o crescimento da quantidade de moeda e a encarecer os empréstimos. Em outras palavras ela busca reduzir a quantidade de dinheiro em circulação ou então a manter estável, com o intuito de desaquecer a economia e evitar o aumento de preço.
A politica monetária expansionista são as medidas que fazem acelerar a quantidade de moeda e baratear os empréstimos. Ou seja, na politica monetária expansionista a quantidade de dinheiro em circulação é aumentada, com o objetivo de aquecer a demanda incentivando o crescimento econômico.
Demanda e oferta da moeda
É a demando total por dinheiro para dois usos diferentes
No primeiro é a moeda como ativo: que cai com o aumento das taxas de juros.
Isso acontece porque quanto maior for a taxa de juros, maior ser o custo de oportunidade para ter dinheiro liquido em mãos, pelo fato de que o mesmo poderia estar aplicado em alguma instituição financeira onde o rendimento dos juros iria estimular o individuo a investi-lo.
No segundo é a demanda por moeda para transações: que é a compra e venda de produtos e serviço é completamente independente da taxa de juros.
A oferta de moeda é independente da taxa de juros e é controlada pelo banco central. Teoria quantitativa da moeda
Tentam explicar quais razões as pessoas demandam por