politica habitacional victor
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................7 4 BIBLIOGRAFIA.........................................................................................................8
Introdução
O seguinte trabalho visa apresentar o processo de surgimento e desenvolvimento da política pública de habitação, as dificuldades que a população enfrentou e enfrenta para ser atendida por essa política. No seu surgimento, quando a população foi retirada do centro das cidades e “empurradas” para a periferia, num processo em que os governantes chamaram de “embelezamento” da cidade, para assim atrair investimentos estrangeiros.
A partir do ano de 1930 houve um grande processo de industrialização, assim o país passou por um surto de urbanização, e, a partir daí até o ano de 1990 o Brasil passou por um crescimento contínuo de 239,74%.
Em 1964 é criado o Sistema Financeiro de Habitação(SFH) e o Banco Nacional da Habitação (BNH), no entanto o BNH não atingiu seu objetivo, mesmo com grande investimento. A classe média foi o principal alvo da política pública de habitação nacional e com a forte crise inflacionária da década de 1980 houve uma grande inadimplência.
Na criação da Constituição Federal de 1988 a questão social da moradia não ficou esquecida, no que foi apontado como forma de inclusão social e direito social a moradia digna.
Muitos programas de habitação foram criados, mas ainda assim não deram resultados que se esperava. Atualmente o governo federal lançou o programa MINHA CASA MINHA VIDA, com uma política que oferece benefícios para cada classe social. Espera-se que com esse programa o governo