PROJETO DE INTERVEÇÃO - PRACA
Índice
Apresentação
Apresentamos nas próximas páginas nosso projeto de revitalização da Praça Martim Cererê, que está situado no St. Sul ao lado do Centro Cultural Martim Cererê, sua localização e muito boa, encontra-se em uma pequena rua e cercada de árvores e além disso está meio isolada do grande centro urbano, temos uma população que abrange várias faixas etárias, e o fluxo de movimento de pessoas e bom, acreditamos que com essas diretrizes podemos dar mais utilidade a essa praça e melhor qualidade de vida aos moradores e usuários do local.
Fizemos 5 Estudos de Caso de praças similares, com as mesmas dimensões e conceitos, e com isso chegamos a uma conclusão uniforme de atuação, pegamos os melhores exemplos e soluções em nossa pesquisa para elaborar o plano de intervenção.
O Programa de Necessidades da praça em projeto é muito extenso, pois a praça se encontra abandonada e com grandes necessidades que vão de infra-estrutura até manutenção preventiva.
Partimos do princípio para nosso Partido Arquitetônico o conceito de Martim Cererê, que é uma obra literária que fala da união dos povos ( brancos, índios e negros ) mas em uma vertente diferente ( crianças - jovens - adultos - idosos ) com esse conceito trabalhamos em nosso projeto uma praça que abrange-se a todos, com uma linguagem sustentável que serviria como exemplo para nossas futuras gerações.
Preliminares
Os primeiros casos de intervenção planejada sobre o espaço urbano no período contemporâneo aconteceram a partir do final do século dezenove. Importante exemplo são as reformas de Paris no governo de Napoleão III: de forte caráter higienista e de controle social, foram realizadas para conter os impactos do crescimento da massa popular e permitir a manutenção da ordem nos espaços públicos.
Ao longo do século vinte, o crescimento das sociedades industrializadas e em industrialização transferiu para a organização espacial das cidades as