politica de saúde
ESUDA – FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS
GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
DARCYANA ALVES DA SILVA
POLÍTICAS DE SAÚDE
PALMARES – PE
2014
DARCYANA ALVES DA SILVA
POLÍTICAS DE SAÚDE
Trabalho exigido pelas disciplinas: Ética profissional, Família, Cultural e Sociedade, Política Social II. Oficina de formação: projeto de intervenção, planejamento social, com o objetivo de possibilitar aos(às) alunos(as) a implantação de conhecimentos referentes à política de seguridade social, com destaque para a política de assistência social, com enfoque na proteção social especial. Orientadores: Clarice da Luz Kernkamp, Mª Angela Santini, Mª Lucimar Pereira.
PALMARES – PE
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 03
2. POLÍTICAS SOCIAS 05 06 07
3. CONCLUSÃO 08
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 09
INTRODUÇÃO
Este trabalho é resultado parcial de uma pesquisa que teve como objetivo elaborar um diagnóstico problemático social local, na construção das políticas de saúde. Busquei conhecer a estrutura da política de saúde, os planos, os programas, a ação das instituições publica – com recorte nos prontos de atendimento.
A saúde pública brasileira foi tardiamente reconhecida. Até a década de setenta o atendimento era privado, principalmente as pessoas que não trabalhavam. Após a década de setenta teve inicio com reflexões referentes ao SUS (sistema único de saúde) dando condições a todos por meio de um atendimento melhor. Os discursos foram fundamentados na nova ordem republicana, que acreditava que o cuidado para com a saúde seria uma das formas de mudar o atendimento e alcançar um projeto de civilização desejado a nova nação. No decorrer do século XX, houve intervenções do estado com a constituição de novas leis políticas sociais voltadas ao cidadão, focalizado na formação para o trabalho.