prosopagnosia
- Introdução:
A prosopagnosia é uma doença neurológica que se define pela incapacidade de reconhecer faces humanas, resultante de uma falha no desenvolvimento dos mecanismos visuais necessários ao processamento de faces.
Apesar de existirem vários estudos sobre o desenvolvimento desta doença em adultos, pouco foi feito em relação a crianças.
Ao longo do artigo que analisámos é destacada, mais que uma vez, a necessidade de consciencialização das pessoas no que diz respeito a esta doença.
Vamos passar então à abordagem dos seguintes subtemas: exemplo elucidativo, possíveis causas da prosopagnosia, objetivos do estudo, estudos de caso existentes, tratamento e iremos terminar com algumas considerações especiais e uma breve conclusão.
- Objetivos do Estudo:
O estudo da prosopagnosia na infância proporciona uma ótima oportunidade aos investigadores de responderem a questões importantes relativamente à etiologia (estudo da origem das coisas/ ramo da medicina que estuda a causa das doenças) e progressão da prosopagnosia desenvolvimental.
A principal lacuna nas atuais pesquisas engloba o pequeno número de casos reportados, a ausência de consistência e profundidade dos testes utilizados e a falta de investigação teórica.
Contudo, estas deficiências são compreensíveis dado que se trata de um campo de estudo ainda em emergência, e como qualquer outro, é necessário a identificação de métodos e questões chave de interesse teórico.
Os quatro pontos principais que deviam estar na linha da frente deste estudo são: (ler .ppt)
Aumento da Consciencialização:
Dado que os adultos que sofrem desta condição relatam dificuldades no reconhecimento de faces durante toda a sua vida, é possível que milhões de crianças em todo o mundo sejam afetadas.
O grande fator que limita a identificação e recrutamento destas crianças é exatamente a falta de consciencialização junto dos pais, educadores e profissionais de saúde. Muitas crianças são mal