politicas da saúde
INTRODUÇÃO
Este trabalho mostra a trajetória política e social que o Brasil viveu nos últimos anos, em suas trocas de governos. Esse texto nos mostra as mudanças sofridas na área da saúde. Em destaque as políticas setoriais existentes e a formulação e gestão das políticas sociais. Mostra as condições de vida e a exclusão social vivida pelos cidadãos, e como o processo democrático proporcionou essas mudanças na sociedade.
A partir da década de 80 o Brasil deu inicio a construção de um conceito de cidadania sob os princípios da democracia. O declínio da ditadura militar e o período pós-ditadura militar. Até então as políticas sociais eram de atendimento à população de forma antidemocrática, autoritária e paternalista.
Essa narrativa mostra-nos que tudo mudou pelos movimentos populares, no qual promoveram grandes manifestações.
E a Constituição Federal 1988, mudou a saúde e a seguridade social no Brasil. O que e como o governo neoliberal agiu diante da pobreza.
Esse texto traz todo o contexto histórico da trajetória da saúde no Brasil em todos os governos pesado e presente.
DESENVOLVIMENTO
No Brasil a proteção social surgiu com a necessidade de criar instituições de seguro social na esfera particular. O desenvolvimento industrial e o crescimento da classe operária causaram a expansão das políticas sociais no Brasil.
Antes da constituição de 1988, os usuários eram entendidos como pessoas carentes e necessitados. As políticas publicam se fundamentavam na benemerência, na tutela e no favor. O estado se colocava como bem-feitor. Não havia orçamento público voltado para assistência social. As políticas sociais eram subordinadas às políticas econômicas. Após a Constituição de 1988, os usuários passam a ser entendido enquanto cidadão de direito.
Foi Constituição Brasileira de 1824