analise da linguagem do Livro Capitães da Areia
No romance Capitães da areia Jorge Amado faz uso da linguagem denotativa.
As variações linguísticas aparecem nas falas dos personagens. Entre elas a variação geografica, no caso, a fala dos meninos é tipicamnete Bahiana Ex: “Toma, batuta. Tinha trapaça, eu não quero embolsar teu cobre...” página: 46. E as variações socioculturais, onde a maioria dos capitães era analfabeto Ex: “Deixa de conversa fiada, meu tio. Nós quer comer.” página: 47 A gíria também é muito utilizada Ex: “Senão a gente vira esse frege-mosca de cabeça pra baixo” página:47
O foco narrativo do romance
A narração é feita em terceira pessoa, o autor utiliza um narrador oniciente neutro, uma vez que ele explica detalhadamente a personalidade e as caracteristicas dos garotos.
Ex: “ É aqui também que mora o chefe dos Capitães da Areia Pedro Bala. Desde cedo foi chamado assim, desde seus cinco anos. Hoje tem 15 anos. Há dez que vagabundeia nas ruas da Bahia. Nunca soube de sua mãe, seu pai morrera de um balaço. Ele ficou sozinho e empregou anos em conhecer a cidade. Hoje sabe de todas as suas ruas e de todos os seus becos. ” página: 20. Nesse fragmento da obra podemos perseber o uso do narrador onicinete neutro, onde ele sabe tudo sobre Pedro Bala mas não expressa sua opinião sobre o ele.
Ex: “Não durou muito na chefia o caboclo Raimundo. Pedro Bala era muito mais ativo, sabia planejar os trabalhos, sabia tratar com os outros, trazia nos olhos e na voz a autoridade de chefe.”página: 21. Neste outro fragmento podemos perceber o uso da narração em terceira pessoa, onde são empregados termos como “ele” e “eles”.
Sinteze do tema
Jorge Amado tem como tema principal os membros do grupo, suas vidas e suas aventuras, como viviam, os contatos que tinham. Focava principalmente no todo, mas também dava ênfase nas caracteristicas pessoais de cada um. Um bom exemplo disso é como ele começa o texto, como se estivesse dando uma pequena introdução da obra por meio