Politica de Gestão de Estoque
HENRIQUE SOUSA
POLÍTICA DE GESTÃO DE ESTOQUE E DISTRIBUIÇÃO DE MERCADORIAS
RESENDE
MARÇO/2014
HENRIQUE SOUSA
POLÍTICA DE GESTÃO DE ESTOQUE E DISTRIBUIÇÃO DE MERCADORIAS
Trabalho apresentado junto ao SENAC – RJ para obtenção de média na disciplina: Política de gestão de estoques e distribuição de materiais, docente: André Moliterno.
RESENDE
MARÇO/2014
POLÍTICA DE GESTÃO DE ESTOQUE
Políticas de estoque são diretrizes, padrões que servem de guia e critérios para medir o desempenho do departamento de controle dos estoques.
GESTÃO DE ESTOQUE
Definição:
No contexto de uma indústria, normalmente se refere à gestão dos recursos materiais que podem ajudar a organização a gerar receita no futuro. Dentro deste conceito, dispomos de algumas ferramentas para que o objetivo proposto pela gestão de estoque seja alcançado.
FIFO (Firt In, Firt Out): Neste sistema os elementos vão sendo colocados na fila e retirados (ou processados) por ordem de chegada, ou seja, O primeiro a chegar será o primeiro a sair.
LIFO (last In, Firts Out): Neste sistema os elementos vão sendo colocados em uma estrutura tipo pilha/bloco e retirados (ou processados) de forma que o último a ser armazenado será o primeiro a sair.
5S: Assim chamado devido a primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri (utilização), Seiton (ordenação), Seiso (limpeza), Seiketsu (higiene) e Shitsuke (autodisciplina) tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho.
Kanban: É uma palavra de origem japonesa que significa literalmente registro ou placa visível. Significa um cartão de sinalização que controla os fluxos de produção ou transportes em uma indústria. O cartão pode ser substituído por outro sistema de sinalização, como luzes, caixas vazias e até locais vazios demarcados.
Curva ABC: Trata-se de