tudo pronto
O Neoclassicismo foi um movimento cultural nascido na Europa em meados do século XVIII, que teve larga influência na arte e cultura de todo o ocidente até meados do século XIX. Teve como base os ideais do Iluminismo e um renovado interesse pela cultura, que buscava inspiração no equilíbrio e na simplicidade, bases da criação na Antiguidade clássica, advogando os princípios da moderação, equilíbrio e idealismo como uma reação contra os excessos decorativistas e dramáticos do Barroco e Rococó. Não foi apenas um movimento artístico mas também cultural que refletiu as mudanças que ocorreu na época marcadas pela ascensão da burguesia. Esse estilo procurou interpretar os interesses, a mentalidade e os hábitos da burguesia, de revoluções e do império napoleônico
Principais pintores
Jacques Louis David (francês, 1748-1825)
Foi o mais característico representante do Neoclassicismo. Durante alguns anos controlou a atividade artística francesa, sendo o pintor oficial da corte imperial, pintando fatos históricos ligados à vida do imperador Napoleão. Pintou também temas solenes, personagens e motivos inspirados na antiguidade clássica, através de cores sóbrias. Sua luminosidade lembra Caravaggio, mas é em Rafael Sânzio (mestre inegável do equilíbrio da composição e da harmonia das cores) que reside sua maior influência. Figuras sólidas e imóveis. Excelente retratista. Obras mais importantes: A Morte de Marat (1793); A Morte de Sócrates (1787); As Sabinas; A Coroação de Napoleão em Notre Dame.
O Juramento dos Horácios
O Juramento dos Horácios é uma obra do pintor francês Jacques-Louis David. Apesar de ter sido pintado cinco anos antes do começo da Revolução Francesa, ilustra os ideais artísticos do neoclassicismo.
Artista: Jacques-Louis David
Gênero: Pintura histórica
Material: Tinta a óleo
Criação: 1784
Localização: Museu do Louvre
Dimensões: 3,3 m x 4,2 m