POLITICA DE EDUCAÇÃO
CURSO PEDAGOGIA – EAD
Disciplina: Estrutura e funcionamento de ensino
Acadêmica:
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DE ENSINO
Este trabalho relatará as características dos diferentes níveis de ensino no Brasil. Enfocando as modalidades de educação básica, como a educação inclusiva, a educação de jovens e adultos, os desafios da educação infantil, o ensino médio e profissionalizante. Em como as influencia da ciência política e políticas públicas no sistema educacional.
Sendo assim as ciências políticas caracterizadas pela autoridade dos governantes, tem a função de priorizar o bem estar da sociedade visando mudanças e melhorias necessárias, seja na saúde, habitação ou educação.
No Brasil estas políticas educacionais durante o período colonial não se preocupavam com as políticas públicas da educação. Somente a partir das primeiras décadas do século XX ,foi pensado na implantação de novas políticas de educação. De início sendo criado o ministério da educação e saúde. Após alg de valores salariais, melhores condições de trabalho, enfim exigências para o melhor desenvolvimento da educação.
Nesse período surgem no Brasil á criação de sindicatos, e entidades nacionais dos educadores formando fóruns de debates sobre as questões educacionais. Entre os anos 1980 e 1990 o cenário da educação é descrito em duas versões uma socialista que defende uma escola pública e gratuita e a outra denominada liberal que discutia o ensino público e as verbas. Em 1988 o tema sobre diretrizes e bases da educação era um assunto corriqueiro e focado nos congressos passando a ser aprovada como a nova lei 9.394.96, lei de diretrizes e bases da educação nacional.
Os artigos da LDB, nos mostra que a educação de um ser humano se desenvolve a partir da convivência familiar, no trabalho, na escola, nos movimentos sociais, enfim em seu convívio. Sendo assim, família, escola e sociedade devem se integrar para garantir a formação integral do ser humano.
É