Politica cambial
COMÉRCIO EXTERIOR
POLÍTICA CAMBIAL BRASILEIRA
Orientador: Elisabete F C Yamazi
São José dos Campos – SP
2014
INTRODUÇÃO
Segue análise referente à Política cambial, suas características e qual o sistema aplicado no Brasil, destacando seus pontos principais de maneira clara e objetiva.
O que é política cambial
Política cambial é o conjunto de ações e orientações ao dispor do Estado destinadas a equilibrar o funcionamento da economia através de alterações das taxas de câmbio e do controle das operações cambiais.
Instrumento da política de relações comerciais e financeiras entre um país e o conjunto dos demais países. Os termos em que se expressa a política cambial refletem as relações vigentes entre os países, com base no desenvolvimento econômico alcançado por eles.
A política cambial é constituída pela administração das taxas (ou taxas múltiplas) de câmbio, pelo controle das operações cambiais, tendo como objetivo central o mercado externo, no sentido de manter equalizado o poder de compra do país em relação aos outros com os quais este mantenha relações de troca.
Política Cambial no Brasil
A política cambial praticada no Brasil possui grande importância no cenário econômico do país, atuando de maneira direta nos mercados financeiros e principalmente no setor de comércio exterior. Por estar relacionada com as operações de exportação e importação, suas diretrizes impactam na balança comercial brasileira, além de causar efeitos no balanço de pagamentos do país. A estrutura da política nacional de câmbio, direcionada por normas e regras criadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e executadas pelo Banco Central do Brasil e seus agentes financeiros, pode ser comparada com a dos países mais avançados do mundo.
O mercado cambial é caracterizado pela negociação de moeda estrangeira, processo que