Politica brasileira
UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIA
CURSO DE PÓS – GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
DISCIPLINA: PLANEJAMENTO ESTRATEGICO GOVERNAMENTAL
Aprendente.: MARIO MARQUES DOS RAMOS FILHO
Polo.: Jaboatão dos Guararapes - Sala 03
1º - Quais são as principais características que contrapõem o “Estado Necessário” ao “Estado Herdado”?
2º - De que forma o Planejamento Estratégico Governamental auxilia na transformação rumo ao Estado Necessário?
3º - Por que o conceito de “Administração Geral” é entendido pelo autor como inadequado ao tratamento da gestão pública?
4º Qual a diferença entre o termo Gestão Pública e Administração Pública?
ATIVIDADE 1 O planejamento, considerado uma extensão do pensamento Marxista,consolidou-se a partir de inúmeras experiências pelo mundo. No Brasil, o planejamento se aprofunda durante o período militar, caracterizado por planos com estilo autoritário, centralizador e economicamente concentrador. A partir do Governo Collor, fundamentado no modelo neoliberalista, novas iniciativas de planejamento, ou de extinção deste, ganharam força.Diante do exposto, baseado em seu conhecimento prévio e materialdidático, responda:
1 Por que o contexto brasileiro atual é adverso à adoção do PlanejamentoEstratégico Governamental como instrumento de gestão pública?
Um fator de suma importância para a implantação de umPlanejamento Estratégico Governamental (PEG) de sucesso é a continuidadedeste processo, contudo parece incrustado em nosso cenário políticoadministrativo a falta desta sequência de políticas públicas. Fica clara que aconcorrência eleitoral tem pesado mais que a coerência administrativa nagestão pública, onde o alvo não é o “Estado Necessário” e sim a próximaeleição, não podendo ser valorizadas as políticas públicas já implantadas pelosgovernos passados, pois estes trariam “frutos perigosos” na concorrência dopoder. No governo Lula, a manutenção do Programa Bolsa