Politica 2103
Primeiramente é necessário ter gestores de projetos bem preparados pois dentre as queixas ouvidas existem inúmeras referentes à falta de planejamento e despreparo do gestor.
“Os gerentes parecem não se preocupar com planejamento. A alocação de pessoal não é baseada nas necessidades efetivas dos projetos”
“ Nós poderíamos usar alguma metodologia de gestão de projetos, pelo menos para os projetos maiores”
“Os nossos cronogramas de projeto são constantemente revisados. Será que isso não é um indicativo de um planejamento falho ?”
“Nós precisamos de uma carreira em gestão de projetos, para poder construir um grupo de gestores competentes e comprometidos”
“Não há uma descrição formal do trabalho do coordenador do projeto”
Como fora exposto, os próprios empregados que em algumas situações necessitam trabalhar como gestores de projetos reconhecem a necessidade de um treinamento específico. Tal problema, gera a discussão da necessidade de contratar gestores ou simplesmente realizar treinamentos internos e para cada solução existem vantagens e desvantagens. Caso sejam contratados novos gestores de projetos haverá um aumentos de gastos na empresa e eles não terão um grande conhecimento na estrutura da empresa porém eles teriam o conhecimento em gestão de projetos necessário para otimizar os projetos. Ter somente um treinamento interno seria uma solução somento à longo prazo e teríamos ainda um longo período com esse baixo rendimento. O que propomos como uma melhor solução é inicialmente contratar alguns gestores experientes para ajudarem no treinamento dos empregados e supervisionarem os projetos enquanto os empregados que estão sendo treinados para se tornarem gestores ficam responsáveis de passar para os gestores contratados as filosofias da empresa.
Segunda decisão:
Está evidente que é necessário uma maior interação entre os coordenadores de projeto e os gestores. Existem algumas queixas que evidenciam isso.
“O coordenador de projeto tem