Polinucleotideos
O que é Um polinucleótido ou polinucleotídeo é um polímero orgânico composto por monómeros nucleotídicos ligados covalentemente numa cadeia linear. O ácido desoxirribonucléico (ADN) e o ácido ribonucléico (ARN) são exemplos de polinucleótidos com diferentes funções biológicas. Os polinucleótidos ocorrem de forma natural em todos os organismos. O genoma de um organismo é constituído por longos trechos polinucleotídicos que normalmente formam estruturas como a hélice dupla.
Estrutura do DNA O DNA é um dos ácidos nucléicos, moléculas que contêm informações na célula (o ácido ribonucléico, ou RNA, é o outro ácido nucléico). O DNA é encontrado no núcleo de toda célula humana. As informações no DNA: orientam a célula (junto com o RNA) na fabricação de novas proteínas que determinam todos os nossos traços biológicos passam (são copiados) de uma geração para outra A explicação para todas essas funções é encontrada na estrutura molecular do DNA, conforme descrito por Watson e Crick. Embora possa parecer complicado, o DNA em uma célula é simplesmente um padrão feito de quatro partes diferentes, chamadas nucleotídeos. Imagine um conjunto de blocos que possui somente quatro formas, ou um alfabeto com apenas quatro letras. O DNA é uma longa fileira desses blocos ou letras. Cada nucleotídeo consiste de um açúcar (desoxirribose) ligado a um lado para um grupo de fosfato e ligado ao outro lado para uma base de nitrogênio.
[pic]
|O nucleotídeo é o bloco de construção básico de ácidos nucléicos |
Existem duas classes de bases de nitrogênio chamadas purinas (estruturas aneladas duplas) e pirimidinas (estruturas aneladas simples). As quatro bases no alfabeto do DNA são: ▪ adenina (A) - uma purina ▪ citosina (C) - uma pirimidina ▪ guanina (G) - uma purina ▪ timina (T) - uma pirimidina
Os filamentos do